No sentido de verificar o potencial da Internet das Coisas numa abordagem interdisciplinas do currículo das ciências do 3º Ciclo do Ensino Básico, propõe-se monitorizar uma estufa e horta.
Este tema foi escolhido porque reconhecemos, tal como Morgado (2006, p.9), que a estufa ou a horta “inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação [...] unindo teoria à prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem” e ao cuidar da horta ou estufa os alunos os alunos adquirem novos valores, novas formas de pensar e mudam suas atitudes em relação aos cuidados com a vida (Cribb, 2010). Para Barbosa (2009), a horta ou a estufa, favorece o trabalho cooperativo, permite o relacionamento entre alunos com diferentes aptidões e gostos, possibilita a obtenção de novos conhecimentos e valores, permite ao aluno tomar decisões, aprender a saber ouvir e obter informação de diferentes fontes. Ou seja, favorece o trabalho interdisciplinar, que para Phillip (2000), num processo interdisciplinar é importante que haja união, participação, espírito de grupo, envolvimento, comunicação e a ação.
Assim sendo, os alunos vão poder monitorizar uma estufa/ horta e, os dados recolhidos permitirão aos alunos, depois de efetuarem analise e tratamento dos dados, atuarem sobre esta no controlo das variáveis, em tempo real e com constante atualização e, de uma forma integrada e interdisciplinar, atingirem as Apredizagens Essênciais propostas por cada disciplina.